Adoro saber como funciona o meu corpo, especialmente como o meu corpo reage a certos alimentos. Considero o índice glicémico uma ferramenta muito importante porque permite saber como o nosso corpo reage aos hidratos de carbono. Estive a pesquisar sobre este assunto e encontrei muita informação interessante que decidi partilhar aqui. Refiro mais uma vez que não sou uma expert, esta é apenas informação que pesquisei e recolhi. Aqui vai!!!!
O que é o índice glicémico (IG)?
O índice glicémico expressa a rapidez com que um alimento aumenta os níveis de açúcar (glicose) no sangue. Alimentos com um baixo IG libertam a glicose de forma lenta e constante, enquanto alimentos com alto IG libertam a glicose rapidamente, causando um pico nos níveis de glicose sanguínea. Alimentos com IG abaixo de 55 têm baixo IG e com IG acima de 70 têm alto IG. No gráfico em baixo mostro o efeito do consumo de alimentos com alto e baixo IG na concentração de glicose do sangue.
O IG e a insulina
Volto a enfatizar, os alimentos com baixo IG causam um aumento lento, constante e prolongado da glicose, sendo absorvidos mais lentamente. Pelo contrário, os alimentos com alto IG causam um pico muito rápido no açúcar sanguíneo, seguido de uma descida abrupta.
O aumento da glicose sanguínea leva à estimulação do pâncreas para a produção de insulina. A insulina é uma hormona cuja função é diminuir a concentração de glicose no sangue. A insulina diminui a glicose sanguínea através de vários processos como:
- entrada de glicose nas células
- armazenamento de glicogénio (reserva de energia)
- armazenamento de energia sob a forma de gordura
Todos estes processos (bem como outros não referidos) levam à diminuição da glicose em circulação. A insulina é muito eficiente, ela leva á diminuição de valores de glicose acima do normal para valores muito baixos.
Como usar o IG a nosso favor?
Como usar o IG a nosso favor?
Tanto os alimentos com baixo IG e alto IG devem ter lugar na nossa dieta, contudo em alturas e situações diferentes.
Alimentos com alto IG
Estes alimentos causam um aumento muito rápido da glicose sanguínea. Devem ser usados em situações em que é necessário aumentar a concentração de glicose de forma rápida e eficaz. Assim, devem ser usados em duas situações:
- hipoglicémia (quando a glicose sanguínea se encontra abaixo do normal)
- após actividade física intensa (o exercício físico esgota os stocks de energia, sendo importante repor os mesmos)
Alimentos com baixo IG
Uma alimentação rica em alimentos de baixo IG pode levar á perda de peso, já que ocorre:
- Redução da fome e apetite
A fome ocorre quando a glicose sanguínea está abaixo de valores normais. Numa alimentação com alto IG, a glicose sanguínea sobe rapidamente para valores acima do normal e depois, devido á insulina, a glicose desce ,de forma rápida, para valores abaixo do normal. Consumindo alimentos com baixo IG, a glucose mantêm se mais estavél, demorando mais tempo a atingir valores abaixo do normal. Deste modo, uma pessoa que tenha uma alimentação com alto IG terá fome mais vezes ao dia do que uma pessoa com uma alimentação de baixo IG. Ora, todos nós sabemos que se tivermos fome menos vezes ao dia, vamos comer menos vezes. Isto pode traduzir-se numa diminuição das calorias ingeridas, o que leva á perda de peso.
Como vemos no gráfico numa alimentação com alto IG a glicose desce muitas vezes para valores muito baixos, o que leva á fome. Enquanto, que na alimentação com baixo IG a glicose sobe e desce, lentamente, mantendo-se sempre na faixa de valores saudáveis de glicose sanguínea
- Menor produção de gordura
Os alimentos com baixo IG não causam um pico na glicose, consequentemente, é produzida menor quantidade de insulina. Como é produzida menor quantidade de insulina, o efeito desta hormona será menor, o que se traduz num menor armazenamento de gordura.
Alimentação com baixo IG
Uma alimentação baseada em produtos de baixo IG pode ser muito benéfica. Por isso deixo aqui algumas dicas:
- Combinar produtos com alto IG com produtos de baixo IG: esta tecnica baseia -se no facto de o baixo IG de um alimento "equilibrar" o alto IG de outro alimento.
- Combinar alimentos de alto IG com produtos ricos em proteina ou gordura: a presença de proteina e gordura leva á inibição de enzimas que decompõem os hidratos de carbono, o que torna a absorção mais lenta.
- Escolher alimentos com fibra: a fibra diminui aabsorção intestinal de glicose, levando a um menor aumento da glicose sanguínea.
- Optar por fruta e vegetais pouco maduros: estes possuem menos açúcar.
- Optar por alimentos que não foram moídos: a moagem leva á diminuição do tamanho das partículas o que facilita a digestão, levando a uma absorção mais rápida. Por exemplo, a farinha de arroz apresenta maior índice glicémico que o arroz, o mesmo se passa com os sumos de fruta e a fruta.
- Cozinhar o arroz e massa al dente: ao cozinhar menos os hidratos de carbono a digestão destes torna-se mais difícil e demorosa, o que aumenta o seu tempo de absorção.
- Consultar as milhares tabelas de IG existentes online para fazer melhores escolhas.
Depois de tanta informação já devem estar cansados e com o cérebro a dar ás voltas. Por agora é tudo. Despeço-me,
A Rapariga dos Orégãos
A Rapariga dos Orégãos