28.4.17

Lasanha low carb e saudavél


Ontem passei por uma pizzaria e o cheirinho de queijo e tomate entrou-me pelas narinas. Comecei a ter fantasias com comida italiana, massas, pizzas até que cheguei ás lasanhas. Senti saudades de uma lasanha, mas como a minha alimentação é low carb e as lasanhas estão cheias de porcarias, bechamél, natas, ...
Comecei , então, a matutar uma receita e fui logo comprar ao supermercado os ingredientes.Acabou por ficar deliciosa e decidi partilhar.

Ingredientes:
  • 1/2 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 kg de carne picada (frango,porco ou vaca)
  • 300 g de queijo flamemgo ralado
  • 1 lata de cogumelos
  • 2 courgette
  • 4 fatias de fiambre
  • polpa de tomate
  • piripiri q.b. 
  • oregãos q.b.
  • sal q.b
Preparação:
  1. Lavar a courgette e cortar longitudinalmente. Colocar muito sal e as fatias de courgette num recipiente.
  2. Cortar a cebola e o alho, finamente. Colocar azeite num tacho e refogar.
  3. Adicionar a carne picada e a polpa de tomate no tacho e temperar com o sal, piripiri e orégãos.
  4. Cozinhar a carne em lume médio com a tampa e  se necessário ir adicionando algumas gotas de água.
  5. Num tabuleiro  colocar as fatias de courgette de forma a forrar o fundo.
  6. Colocar uma camada de carne e depois queijo.
  7. Repetir a mesma ordem até chegar á ultima camada, colocam-se as fatias de fiambre por cima do queijo da ultima camada.
  8. Faz se uma camada de queijo e depois orégãos.
  9. Levar ao forno até ficar tostadinho. 
É só servir e apreciar, dá cerca de quatro porções e é muito saciante. Uma receita certamente a repetir.
Despeço-me com um sorriso (por causa da lasanha, acho que sou prima do Garfield)
A Rapariga dos Orégãos

25.4.17

10 dicas pouco óbvias para começar uma alimentação saudável

Está se aproximar o verão, os casacos vão saindo, as t-shirts e tops vão entrando, daqui pouco vamos estar de biquíni na praia. Para ter aquele corpinho de verão temos que começar o mais cedo possível.
Decidi escrever este post com as dicas mais extravagantes e úteis para começar uma alimentação saudável:

1. Informe-se, pense e escolha a sua dieta saudável
Numa coisa podemos todos concordar hambúrgueres e batatas fritas não são saudáveis, mas cada pessoa tem uma definição de saudável. Existem várias dietas por aí, vegetariana, vegan, paleo, low carb, high carb, e todas estão certas. Investigue qual a dieta que se adequa ao seu corpo e ao seu estilo de vida. Eu sigo uma dieta moderada com hidratos de carbono ligeiramente baixos.

2.Tenha cuidado a quem divulga o seu plano
Algumas pessoas podem ser bons apoiantes, inclusive permitir que se mantenha no caminho certo. No entanto, outras pessoas podem ter uma atitude critica. Escolha bem a quem conta o seu plano, na dúvida não divulgue as suas intenções. Por outro lado, ter um companheiro motivador pode ser uma vantagem.

3. Molde o seu ambiente para atingir sucesso
Se remover as porcarias do seu ambiente, a probabilidade de consumir porcarias é menor, já que a preguiça ataca e é muito mais difícil obter as gulodices que deseja . Se não quiser remover a junk food lá de casa mude estas tentações dos locais mais visíveis para locais.

4.Substitua os alimentos menos saudáveis por alimentos ligeiramente mais saudáveis
Se não consegue resistir àquele chocolate à noite , do gelado ou do hambúrguer. Substitua o chocolate por um chocolate negro com alta percentagem de cacau, o gelado por um sorvete caseiro e os hambúrgueres com muita gordura por opções mais baixas em gordura.

5.Pense no que pode comer 
Pensar todo o dia que não pode comer bolo, tem que resistir ao gelado torna uma pessoa ansiosa e a pensar em comida todo o dia. Pense nos alimentos que adora e pode comer. Assim, vai estar a canalizar as suas energias para o sucesso.

6.Ocupe a sua mente
Quanto mais tempo estiver livre mais pensará em comida e terá maiores desejos, por isso ao manter-se ocupada as tentações vão diminuir.

7.Fake it until you make it
Nos primeiros dias, até semanas, é normal pensar e ponderar tudo o que come. Nas primeiras semanas, temos de pensar em tudo o que se come para que ,posteriormente, as escolhas saudaveis sejam naturais.

8.Um dia de cada vez
Pensar que nunca mais vai fazer escolhas erradas na sua alimentação é irreal, nós não somos de ferro e por descuido ou opção podemos comer gulodices menos saudáveis isso não quer dizer que a alimentação está arruinada. O meu truque é pensar hoje vou ser saudável, ser saudável durante um dia, ou mesmo uma refeição é mais fácil do que durante o resto da vida.

9.Permita refeições da maluqueira na sua alimentação
Comer sempre 100% saudável é quase impossível ( bato palmas a quem consegue) especialmente em situações sociais, por isso acho que se devem reservar 1 a 2 refeições por semana ou mesmo 1 dia para comer o que nos apetece.

10.Pensar a longo prazo
Comer de forma saudável não serve apenas para emagrecer. De facto, emagrecer não deve ser o principal objectivo , porque pode nem se quer acontecer. Eu gosto de pensar que tanto a alimentação saudável e o exercício físico vão contribuir para que eu tenha um futuro mais feliz e saudável e que daqui muitos anos vou ser uma pessoa activa e que não toma mil e um medicamentos.

Espero que estas dicas ajudem,O melhor remédio é começar já agora a sua jornada saudável, porque como alguém disse uma vez, o nosso corpo não sabe quando é segunda-feira. Por agora é tudo; despeço-me com alegria;
A Rapariga dos Orégãos