4.9.16

Os três tipos de corpo: porque a alimentação não é um vestido de tamanho único

Durante quase todo o meu período de existência pensei que uma dieta se adaptava a todos nós, isto é, a alimentação, para mim, era um vestido de tamanho único. No entanto, a minha teoria tinha incoerências. Pessoas com o mesmo estilo alimentar reagiam de forma diferente e possuíam formas corporais diferentes. Todos nós conhecemos um pessoa que come tudo o quer e consegue manter a linha e uma pessoa que diz que engorda com água. Bem, estas afirmações talvez sejam um exagero, contudo, podem ser perfeitamente justificadas pela ciência. Todos nós fomos programados de forma diferente, dai a nossa alimentação ter de ser diferente.

Existem três tipos principais de corpos: ectomorfo, mesomorfo, endomorfo. Cada tipo de corpo tem vantagens e desvantagens, nenhum é pior do que outro. Após ler e pesquisar sobre este assunto decidi escrever este post; eu não sou nenhuma expert. Prontos!!

Quem são os ectomorfos?
Estas pessoas são magras e, geralmente, podem ser detetadas a milhas de distância. Alguns exemplos de pessoas com este tipo de corpo são modelos, corredores de longa distância e ciclistas. Caracterizam-se por apresentarem: 
  • Articulações pequenas (tornozelos e pulsos);
  • Corpo em forma de "régua" ou "tábua de passar a ferro";
  • Estrutura óssea pequena e fina;
  • Membros alongados;
  • Dificuldade em ganhar peso;
  • Pouca massa muscular e  pequena percentagem de gordura corporal.

Quem são os mesomorfos?
Os mesomorfos são o intermédio entre os endomorfos e ectomorfos. Estes apresentam um corpo mais atlético com mais massa muscular e correspondem a muitos atletas. Caracteristicamente, possuem:
  • Articulações de médias a grandes;
  • Corpo simétrico: forma de ampulheta;
  • Estrutura óssea mais larga que a dos ectomorfos: os  seus ombros  podem ser mais largos que as ancas;
  • Corpo naturalmente musculado e atlético;
  • A mesma facilidade em ganhar e perder peso;
  • Grande percentagem de massa muscular.

E os endomorfos?
Os endomorfos são o oposto dos ectomorfos, apresentam a maior percentagem de gordura corporal, são mais baixos e têm pouca definição muscular devido á camada de gordura presente debaixo da pele. A Marylin Monroe e a Kim Kardashian são exemplos de endomorfos e mostram como este tipo de corpo pode ser bonito quando trabalhado. Algumas das suas características são:
  • Articulações grandes
  • Corpo em forma de pera: acumulação de gordura na zona inferior da barriga, ancas e coxas
  • Estrutura óssea mais larga
  • Geralmente são mais baixos que os outros tipos de corpo
  • Membros afunilados: mais finos nas extremidades
  • Facilidade em ganhar peso e em ganhar massa muscular

Como distinguir os três tipos de corpo?
Nem todas as pessoas encaixam perfeitamente numa categoria, muitos de nós somos uma mistura de dois tipos de corpos. Sendo, assim, pode ser muito difícil saber qual é o tipo de corpo predominante.  Não obstante, existem alguns truques:
  • O truque do pulso: colocam-se dois dos dedos á volta do pulso, como se fosses uma pulseira. Se os dedos se tocarem é um mesomorfo, se ocorrer sobreposição dos dedos é um ectomorfo e se os dedos não circundarem todo pulso é um endomorfo.

  • Metabolismo: os ectomorfos têm a capacidade de se desleixarem na alimentação e não ganhar peso; os endomorfos ganham peso, se se desleixarem, e têm dificuldade a perde-lo; os mesomorfos ganham peso mas conseguem perde-lo, rapidamente.
Os ectomorfos têm um metabolismo muito alto, processam de forma muito rápida o que ingerem. Deste modo, eles não chegam a acumular gordura; estas são as pessoas que comem tudo o que lhes apetece sem ganhar peso. Para a maioria das pessoas isto seria uma bênção. Mas, os ectomorfos, geralmente, querem ganhar peso e músculo de forma a deixaram de ter uma aparência de "régua".

Os mesomorfos têm um metabolismo eficiente, mais baixo que os ectomorfos. Este permite-lhes ganhar massa muscular  e perder peso com facilidade. No entanto, se os mesomorfos se desleixarem ganham peso, ao contrário dos ectomorfos.

Os endomorfos têm um metabolismo baixo. Por isso, têm tendência a engordar por natureza e a sentir mais cansaço. Na atualidade, muitas pessoas são endomorfos devido á seleção natural que ocorreu. Como os endomorfos conseguem acumular mais gordura, têm maiores reservas; em épocas problemáticas as pessoas com mais reservas conseguiam passar mais tempo sem comer. Ao longo do tempo, foram privilegiados os endomorfos, pois estes davam mais garantias na sobrevivência da espécie. Se imaginarmos um homem das cavernas este será  uma pessoa pequena, de estrutura óssea larga e robusto, justamente, um endomorfo em forma. Os endomorfos representam os nossos antepassados.

Quando descobri isto foi como se tivesse uma epifania, de repente, todas as peças do puzzle encaixavam. Esta descoberta levou a que eu rejeitasse a minha teoria da dieta única. Percebi que as pessoas são todas feitas de forma diferente. Por sermos todos diferentes é que existem imensas dietas e estilos de vida pelo mundo e todas com resultados fantásticos; o que funciona para mim pode não funcionar para o vizinho do lado (e isso não deve levar a frustração). Ao saber qual é o meu tipo de corpo e como ele funciona, percebi que não vale a pena compararmos pessoas. Eu sou um endomorfo; sim para estar em forma tenho que ter muto cuidado; sim, provavelmente, vou sempre ter uma barriguinha e coxas grandes. Mas, o que é que isso interessa. Agora sei o que o meu corpo precisa e como ele reage á comida que lhe dou e isso faz me feliz.

Este post, por um lado, deve ser esclarecedor e ,por outro lado, assustador. A sério, perceber que não posso comer a massa, arroz e batatas que me apetece é estranho e assustador. Espero que tenha sido clara.
Por agora é tudo; despeço-me com alegria;
A Rapariga dos Orégãos









Sem comentários:

Enviar um comentário